Sustentabilidade

Qual a forma mais deliciosa de contribuir com a conservação da natureza? Comendo!


Utilizar  produtos orgânicos: Escolha os produtos orgânicos! Eles não usam agrotóxicos, fertilizantes ou pesticidas que poluem e agridem o meio ambiente, contaminando solos e recursos hídricos.

Dê preferência a produtos regionais: Pode parecer bobagem, mas quando você escolhe um produto regional já contribuiu para a diminuição do transporte de alimentos e, consequentemente, na redução da emissão de gases de efeito estufa, além de economizar energia da refrigeração.

Evita espécies ameaçadas de extinção: Não estamos falando somente de animais, mas também de outras espécies como, por exemplo, a castanha-do-pará e o palmito-juçara. Vale lembrar que qualquer espécie que entre em extinção provoca um desequilíbrio enorme no ecossistema. Se não houver alternativas para sua receita, compre apenas produtos com garantia de procedência!
Aproveita integralmente alimentos: Use a criatividade e tente usar integralmente os alimentos evitando o desperdício, mesmo partes normalmente não usadas, como cascas, talos, folhas, sementes e outros. Se não for possível utilizar todo o ingrediente para o mesmo prato, você pode reaproveitar em outras receitas.

Essa idéia também pode ser colocada em prática na sua casa.
No site gastronomia responsavel você encontra várias receitas simples, deliciosas, fáceis de fazer e que ajudam na preservação do meio ambiente.





                                                 clique e   Conheça a Cartilha do Ziraldo
                                                                                     

                                                                






                                                       

________________________________________________________________
                                                            


S.O.S : Sustentabilidade                           Resolução Planetária

No ano de 2000 a Assembléia Geral das Nações Unidas lançou um manifesto calcado em 6 princípios fundamentais para a construção de uma cultura mundial de paz. Conheça essas diretrizes e faça a sua parte :

1- Respeitar a Vida : sem discriminação e sem preconceito

2- Rejeitar a violência : praticar a não violência ativa, rejeitando-a em todas as suas formas : física, sexual, psicológica, econômica e social, em particular contra os mais desprovidos e vulneráveis, como as crianças e adolescentes.

3- Ser generoso : compartilhar o tempo e os recursos materiais no cultivo da generosidade e pôr um fim à exclusão, à injustiça e à opressão política e econômica.

4- Ouvir para compreender : defender a liberdade de expressão e a diversidade cultural, privilegiando sempre o diálogo sem ceder ao fanatismo, à difamação e à rejeição.

5- Preservar o planeta : promover o consumo responsável e um mode de desenvolvimento que respeitem todas as formas de vida e preservem o equilíbrio dos recursos naturais do planeta.

6- Redescobrir a solidariedade : contribuir para o desenvolvimento da comunidade, com a plena participação das mulheres e o respeito aos princípios democráticos, de modo a criar juntos novas formas de solidariedade.

Fonte : Bons Fluídos/ Maio.2012.


                       
                    
                                                                         
                                                                                 
Saúde e Sabor

10 dicas para melhorar a alimentação da garotada   


As necessidades nutricionais das crianças são altas e o tipo de alimentação adotado nesta fase é muito importante para a saúde durante a vida. Estudos mostram que doenças da vida adulta como obesidade, câncer, osteoporose, doenças do coração e diabetes normalmente resultam de escolhas alimentares erradas na infância.

No Brasil, 6,6% das crianças de 0 a 5 anos sofrem de obesidade. Calcula-se que aproximadamente de 20% a 25% das crianças brasileiras apresentem excesso de peso na faixa etária entre 7 e 14 anos. Segundo o Ministério da Saúde, já são 6 milhões de adolescentes obesos.

Os principais fatores associados à obesidade infantil são: o sedentarismo e o maior consumo de alimentos ricos em carboidratos refinados e gorduras, provocados pela onda de fast foods no mercado.

Confira, abaixo, 10 dicas interessantes para melhorar a alimentação da garotada


1. Eduque o paladar da criança, oferecendo alimentos naturais, como frutas ou sucos, de preferência orgânicos. Nunca adoce os sucos de frutas, pois seu sabor verdadeiro é, sem dúvida,mais saudável.

2. Horários e rotina para a alimentação são fundamentais. A criança deve se alimentar em lugar calmo. Comer rápido e em frente à televisão contribui para que ela coma mais que o necessário e sem saborear os alimentos.

3. Pais devem ser exemplos. Não adianta os pais estarem com o prato cheio de "porcarias" e insistir para que a criança coma salada.

4. Ofereça guloseimas esporadicamente. Apesar de ser a preferencia da garotada esses alimentos tem poucos nutrientes e muitas calorias, o que leva ao aumento de peso.

5. Evite alimentos muito açucarados e coloridos artificialmente. O consumo desses alimentos é prejudicial a saúde e desenvolvimento fisico e cognitivo da criança. Estudos relacionam o hábito alimentar ao déficit de atenção e hiperatividade infantil.

6. Inclua na alimentação peixes como salmão, atum e sardinha ou os óleos de peixe, semente de linhaça e oleaginosas como nozes, amêndoas e castanhas, importantes fontes de ômegas 3. O omega 3 é importante para o desenvolvimento do cérebro e para resistência imunológica.

7. Pré adolescentes e adolescentes precisam de mais vitamina C e ferro do que os adultos. Inclua no cardápio frutas como laranja, limão, goiaba, caju e morango e as folhas verdes escuras.

8. Durante as refeições a ingestão de bebidas deve ser controlada, pois a criança troca facilmente a refeição por sucos ou refrigerantes.

9. Permita que a criança participe das compras e preparo dos alimentos. Varie o cardápio, utilize a criatividade para elaborar pratos atrativos e sempre coloridos.

10. Prefira mandar a merenda do colégio de casa, assim podemos oferecer alimentos mais saudáveis que os disponíveis nas cantinas. Opte por biscoitos integrais, frutas frescas ou secas ou barras de cereais. Sanduiche de pão integral com pasta de soja ou queijo também podem fazer parte do lanche.

A atividade física é muito importante para o desenvolvimento da criança, além de colaborar para o controle de peso. A prática de esportes como jogar futebol, andar de bicicleta devem ser incentivadas.

Lembre-se que criança "gordinha" não é criança saudável. A obesidade infantil traz problemas psicológicos e físicos, que podem perdurar até a vida adulta!